enquadramento
MURO LX_2023 - O MURO QUE NOS MOVE
territórios
enquadramento
MURO LX_2023
Territórios
FESTIVAL MURO_LX
O MURO_LX é o festival de Arte Urbana de Lisboa, desenvolvido pela Galeria de Arte Urbana (GAU), núcleo do Departamento de Património Cultural, integrado na Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.
O Festival MURO_LX foi criado em 2016 com o propósito de promover a Arte Urbana na cidade de Lisboa, através do apoio à criação e à produção de novas obras em espaço público, e difundir os seus autores, nacionais e estrangeiros.
A cada edição, o MURO_LX intervém numa única freguesia da cidade, proporcionando a descoberta de um novo território através da arte, revelando o seu património material e imaterial, em estreita cooperação com os artistas e também com as comunidades, as instituições e os agentes locais.
Ao longo de 4 edições, o MURO_LX promoveu mais de duas centenas de artistas urbanos, nacionais e estrangeiros, produziu cerca de cento e cinquenta novas peças de arte urbana e organizou um conjunto muito diversificado de iniciativas culturais, sociais e educativas, que visam desenvolver o conhecimento e estimular a criação de novas perspetivas artísticas sobre a cidade.
Em 2023 mudamos a forma de estar na cidade e olhamos para a mobilidade como ideia e temática de intervenção artística que a GAU preconiza em Lisboa, mantendo o MURO_LX como um dos projetos que mais contribui para a afirmação nacional e internacional que já é marca de água.
edições
2016 | CARNIDE
8 anos GAU | Celebração Arte Urbana
. área de intervenção – 200.000 m2, perímetro de 2100 m
. intervenção artística: 6.000m 2
. participantes: 80
. peças de arte urbana realizadas: 60
. workshops de arte urbana: 25
. visitas guiadas: 14
. concertos/espetáculos: 8
2017 | MARVILA
Capital Ibero-Americana Cultura | O muro que nos une
. área de intervenção – 90.000 m2, perímetro de 1500 m
. intervenção artística: 4.000m 2
. artistas participantes: 47
. peças de arte urbana realizadas: 32
. workshops de arte urbana: 11
. visitas guiadas: 14
. concertos/espetáculos: 10
2019 | LUMIAR
O território e novas práticas artísticas | A música
. área de intervenção – 190.000 m2, perímetro de 1800 m
. intervenção artística: 7.000m 2
. artistas participantes: 30
. peças de arte urbana realizadas: 20
. workshops de arte urbana: 11
. visitas guiadas: 12
. concertos/espetáculos: 20
2021 | PARQUE DAS NAÇÕES
O Muro Que nos (re)úne | Cultura Urbana, Multiculturalidade, Sustentabilidade
. área de intervenção: 148.000m2; perímetro 345.000 m
. intervenção artística: 8.000 m2
. artistas participantes: 30
. peças de arte urbana realizadas: 25
. exposições: 2
. instalações: 2
. workshop de arte urbana: 1
. visitas guiadas: 81
2023 | CAIS DO SODRÉ – ALCÃNTARA - BELÉM
O Muro Que nos Move
. área de intervenção: 1.210.000m2; perímetro 200.000 m
. intervenção artística: 8.240 m2
. artistas participantes: 40
. peças de arte urbana realizadas: 23
. exposições: 2
. instalações: 1
. workshops /masterclasses: 4
. concertos / Espetáculos: 3
. visitas guiadas: 9
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS, EXPOSIÇÕES, VISITAS-GUIADAS, WORKSHOP E MASTERCLASSES
GRAFFITI
STREET ART
CONCERTOS
WORKSHOPS
MASTERCLASSES
CINEMA
CONVERSAS
COMBOIO DAS ARTES
Lisboa é mais uma vez palco do Muro, Festival de Arte Urbana. Nesta 5.ª edição, a arte urbana ocupa uma área estendida entre o eixo Cais-do-Sodré | Alcântara | Belém, a parte mais ocidental da cidade de Lisboa, zona pouco explorada pela arte urbana da cidade, abrangendo as freguesias da Misericórdia, Estrela, Alcântara e Belém.
Desde a primeira edição do Festival MURO LX_, em 2016, que a Galeria de Arte Urbana pretende dar corpo à necessidade de diversificação da oferta cultural em Lisboa, promovendo núcleos descentralizados que distribuam peças artísticas e gerem galerias de arte pública em espaços desvalorizados e descentralizados da cidade de Lisboa. A cada edição, o MURO_LX intervém num território específico da cidade, proporcionando a descoberta de novos lugares através da arte, revelando o seu património material e imaterial, em estreita cooperação com os artistas e também com as comunidades, as instituições e os agentes locais.
Regenerar, criar pontes, gerar mobilidade onde a arte urbana assumirá o maior perímetro de sempre em 5 edições, e onde os artistas, emprestarão a sua criatividade e universos artísticos em locais inusitados, onde toda a comunidade do graffiti e do hip-hop se vão juntar para celebrar com a cidade de Lisboa.
De um modo orgânico, este Muro desdobra-se em múltiplas intervenções de grande escala, duas exposições, duas instalações, workshops e masterclasses, distribuídos por vários pontos do território, como um desafio à multiplicação do nosso olhar sobre a cidade, sobre as comunidades, e sobre nós próprios enquanto Humanidade.
O comboio das Artes, com intervenções de Malibu Ninjas e Kampus, leva-nos do Cais do Sodré a Cascais, numa parceria liderada pela Universidade NOVA.
Consagrados e emergentes, individualmente ou em coletivo, portugueses e estrangeiros, residentes e nómadas urbanos, durante dez dias, todos estão na rua, e o público pode ver e acompanhar a criação de novas intervenções artísticas em Lisboa, considerada uma cidade de referência internacional no contexto da arte urbana.
De encontros e de reencontros - dos lugares, das artes, dos artistas e das pessoas - construímos o Muro LX_2023, uma malha que se expande e abraça Lisboa, sempre com a arte urbana ao centro.
O MURO | Festival de Arte Urbana Lx_2023 é um acontecimento que se reveste de grande relevância, na medida em que reflete e materializa - através de um evento, circunscrito no espaço e no tempo - a política e a linha de orientação programática que o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa preconiza para o graffiti e a arte urbana. É um Festival organizado pela Galeria de Arte Urbana do Departamento do Património Cultural, da Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.
Um dos grandes objetivos estratégicos é a criação de extensos e variados núcleos de obras, que conferem uma posição de referência no domínio da arte urbana produzida em Lisboa, no território alvo de intervenção do Festival. Dada a sua essência e abrangência, a concretização do MURO requer sempre grande disponibilidade territorial, sendo por isso normal que as áreas de intervenção selecionadas incluam núcleos de diferentes tipologias urbanísticas. Esta realidade assegura condições para a execução de conjuntos alargados de obras, de índole e dimensão variada - da escala monumental à dimensão próxima de um cartaz - e dá origem à criação de áreas de intervenção artística coesas, que impulsionam a renovação do espaço público e a atração de visitantes, ao mesmo tempo que afirmam Lisboa no panorama mundial da street art.
A temática assume particular relevância, tendo em conta a dinâmica do território e da cidade, sendo que o tema central do Festival deste ano será a Mobilidade. Este tema vai nos permitir, enquanto agentes de mudança, agir sobre e com o território, usando a Cultura e a Arte enquanto fatores determinantes no pensamento crítico da cidade de Lisboa, e assumindo o espaço público como cenário natural para a intervenção de Arte Urbana.
A procura do território e da temática foi ao encontro de um conjunto de atividades e projetos que fomos cruzando no território, enquanto necessidades de intervenção de arte urbana, com o estabelecimento de parcerias potenciadoras de uma ação concertada que não estava colocada em prática (Porto Lisboa; Comerciantes das Docas, Federação Portuguesa de Basquetebol, Hospital CUF, Infraestruturas de Portugal, LX Factory, GALP, Metro). Concertar estas duas dinâmicas (território vs parceiros), com a estratégia de mobilidade da cidade de Lisboa, permite-nos desenvolver uma alteração estratégica profunda na implantação do Festival MURO.
O conceito de modernidade das cidades mudou. O modelo de cidades construídas para o automóvel está a dar lugar à cidade construída para as pessoas. A mobilidade é hoje partilhada, suave e limpa. Concertar as dinâmicas território vs parceiros, com a estratégia de mobilidade da cidade de Lisboa, vai permitir que se desenvolva uma profunda alteração estratégica na implantação do Festival MURO, na sua 5ª edição, com a temática O MURO QUE NOS MOVE!
COMBOIO DAS ARTES
Em parceria com a Universidade NOVA, CP e autarquias de Cascais e Oeiras, foram viniladas três carruagens da CP na linha de Cascais, enquanto objeto artístico e de comunicação do Festival MURO, durante os meses de Setembro e Outubro.
Artistas: Malibu Ninjas | Kampus
ESTAÇÃO DO CAIS DO SODRÉ
Concerto Palestra - Válvula
Artistas: António Jorge Gonçalves | LBC Souldjah
Instalação “Landscape Specimens”, da Ephemeral Ethernal
Artista: Pedro Gramaxo
LOJA CRACK KIDS
Realização de Workshops: Pintura de Skates | Led Lettering
LX FACTORY
Desenvolvimento de projeto imobiliário para a zona da LX Factory que tem paredes passíveis de intervenção, constituindo-se como um parceiro no desenvolvimento de diversos murais, neste caso com capacidade para uma área que vai acolher 4 artistas, que vão executar intervenções em empenas e uma intervenção escultórica. No espaço do Lx Factory, vão também realizar-se workshops e visitas guiadas.
Artistas: Pariz One | Kampus | Sen | Vile | Fiumani
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCÂNTARA
Warm-Up Talk | Street Art x Graffiti - Moderado pela Gau e Dedicated com artistas do Muro 23.
Relatório SKOOLA - Apresentação do relatório de Avaliação do projeto pela Escola Superior de Educação de Lisboa. A Skoola desenvolveu um método de ensino não-formal em colaboração com a Escola Superior de Educação e de Música de Lisboa, que permite o acesso à criação musical de uma forma livre, mais autónoma e de relação direta com a comunidade, a jovens de todos os contextos sociais e com diferentes níveis de qualidade de saúde mental.
UNIVERSIDADE NOVA - IHMT
Intervenção artística numa área do topo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, no âmbito de parceria com a Universidade NOVA, vai permitir gerar uma intervenção cuja visibilidade será realizada a partir da Ponte 25 de Abril e dos aviões que aterram diariamente em Lisboa.
Artista: Jo Seixas
SKATE PARK DE PEDROUÇOS
Recuperação e intervenção artística no Skate Park de Pedrouços.
Artista: GREB
ESPAÇO MULTIUSOS DA JUNTA DE FREGUESIA DA MISERICÓRDIA
Exposição - Thunders Crew / 10 anos “Thunders Till The End”
JARDIM DOM LUÍS
Exposição Dedicated Remake - Remake de peças icónicas de alguns dos artistas que fazem parte do início da história do graffiti em Portugal.
Artistas: Cab | Rote | Mosaik | Obey | Mulog | Eko
ESTAÇÃO DE SANTOS
Silver Wars by Coruja Superbock - Concurso para crews de graffiti, cuja open-call foi lançada no dia 16 de outubro.
PASSAGEM INFERIOR ALCÂNTARA
Projeto a ser desenvolvido pela autarquia de Lisboa, em articulação com a Infraestruturas de Portugal para requalificação dos elevadores de acesso às plataformas, melhorias das rampas de acesso às plataformas e melhoria das condições de higiene e segurança. Hoje é um local identificado como de grande deterioração. Pretendemos intervir artisticamente, com intervenções de pintura mural e de intervenção de iluminação, bem como proceder à criação de uma galeria expositiva no espaço.
Artistas: Bisco Smith | Spray Lover (WEK) | Oker | Obey SKTR | Marvilab | Sepher AWK | Sofles
ESTAÇÃO DE ALCÂNTARA TERRA
O Muro lateral da estação de caminhos-de-ferro de Alcântara Terra vai ser palco de um Wall of Fame organizado pela Dedicated.
Artistas: GVS & FYA Crews Oldschool
ESPAÇO ALKANTARA
LOJA DEDICATED
Warm-Up Tour | Hip-Hop Museu - História do graffiti em Portugal. Maior coleção de latas da península ibérica, e uma das maiores da Europa. A tour irá consistir numa visita guiada ao espaço com data pré-definida na programação do festival.
FESTIVAL MURO_LX
O MURO_LX é o festival de Arte Urbana de Lisboa, desenvolvido pela Galeria de Arte Urbana (GAU), núcleo do Departamento de Património Cultural, integrado na Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.
O Festival MURO_LX foi criado em 2016 com o propósito de promover a Arte Urbana na cidade de Lisboa, através do apoio à criação e à produção de novas obras em espaço público, e difundir os seus autores, nacionais e estrangeiros.
A cada edição, o MURO_LX intervém numa única freguesia da cidade, proporcionando a descoberta de um novo território através da arte, revelando o seu património material e imaterial, em estreita cooperação com os artistas e também com as comunidades, as instituições e os agentes locais.
Ao longo de 4 edições, o MURO_LX promoveu mais de duas centenas de artistas urbanos, nacionais e estrangeiros, produziu cerca de cento e cinquenta novas peças de arte urbana e organizou um conjunto muito diversificado de iniciativas culturais, sociais e educativas, que visam desenvolver o conhecimento e estimular a criação de novas perspetivas artísticas sobre a cidade.
Em 2023 mudamos a forma de estar na cidade e olhamos para a mobilidade como ideia e temática de intervenção artística que a GAU preconiza em Lisboa, mantendo o MURO_LX como um dos projetos que mais contribui para a afirmação nacional e internacional que já é marca de água.
edições
2016 | CARNIDE
8 anos GAU | Celebração Arte Urbana
. área de intervenção – 200.000 m2, perímetro de 2100 metros
. intervenção artística: 6.000m 2
. participantes: 80
. peças de arte urbana realizadas: 60
. workshops de arte urbana: 25
. visitas guiadas: 14
. concertos/espetáculos: 8
2017 | MARVILA
Capital Ibero-Americana Cultura | O muro que nos une
. área de intervenção – 90.000 m2, perímetro de 1500 metros
. intervenção artística: 4.000m 2
. artistas participantes: 47
. peças de arte urbana realizadas: 32
. workshops de arte urbana: 11
. visitas guiadas: 14
. concertos/espetáculos: 10
2019 | LUMIAR
O território e novas práticas artísticas | A música
. área de intervenção – 190.000 m2, perímetro de 1800 metros
. intervenção artística: 7.000m 2
. artistas participantes: 30
. peças de arte urbana realizadas: 20
. workshops de arte urbana: 11
. visitas guiadas: 12
. concertos/espetáculos: 20
2021 | PARQUE DAS NAÇÕES
O Muro Que nos (re)úne | Cultura Urbana, Multiculturalidade, Sustentabilidade
. área de intervenção: 148.000m2; perímetro 345.000 m2
. intervenção artística: 8.000 m2
. artistas participantes: 30
. peças de arte urbana realizadas: 25
. exposições: 2
. instalações: 2
. workshop de arte urbana: 1
. visitas guiadas: 81
2023 | CAIS DO SODRÉ – ALCÃNTARA - BELÉM
O Muro Que nos Move
. área de intervenção: 1.210.000m2; perímetro 200.000 m2
. intervenção artística: 8.240 m2
. artistas participantes: 40
. peças de arte urbana realizadas: 23
. exposições: 2
. instalações: 1
. workshops /masterclasses: 4
. concertos / Espetáculos: 3
. visitas guiadas:9
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS, EXPOSIÇÕES, VISITAS-GUIADAS, WORKSHOP E MASTERCLASSES
GRAFFITI
STREET ART
CONCERTOS
WORKSHOPS
MASTERCLASSES
CINEMA
CONVERSAS
COMBOIO DAS ARTES
Lisboa é mais uma vez palco do Muro, Festival de Arte Urbana. Nesta 5.ª edição, a arte urbana ocupa uma área estendida entre o eixo Cais-do-Sodré | Alcântara | Belém, a parte mais ocidental da cidade de Lisboa, zona pouco explorada pela arte urbana da cidade, abrangendo as freguesias da Misericórdia, Estrela, Alcântara e Belém.
Desde a primeira edição do Festival MURO LX_, em 2016, que a Galeria de Arte Urbana pretende dar corpo à necessidade de diversificação da oferta cultural em Lisboa, promovendo núcleos descentralizados que distribuam peças artísticas e gerem galerias de arte pública em espaços desvalorizados e descentralizados da cidade de Lisboa. A cada edição, o MURO_LX intervém num território específico da cidade, proporcionando a descoberta de novos lugares através da arte, revelando o seu património material e imaterial, em estreita cooperação com os artistas e também com as comunidades, as instituições e os agentes locais.
Regenerar, criar pontes, gerar mobilidade onde a arte urbana assumirá o maior perímetro de sempre em 5 edições, e onde os artistas, emprestarão a sua criatividade e universos artísticos em locais inusitados, onde toda a comunidade do graffiti e do hip-hop se vão juntar para celebrar com a cidade de Lisboa.
De um modo orgânico, este Muro desdobra-se em múltiplas intervenções de grande escala, duas exposições, duas instalações, workshops e masterclasses, distribuídos por vários pontos do território, como um desafio à multiplicação do nosso olhar sobre a cidade, sobre as comunidades, e sobre nós próprios enquanto Humanidade.
O comboio das Artes, com intervenções de Malibu Ninjas e Kampus, leva-nos do Cais do Sodré a Cascais, numa parceria liderada pela Universidade NOVA.
Consagrados e emergentes, individualmente ou em coletivo, portugueses e estrangeiros, residentes e nómadas urbanos, durante dez dias, todos estão na rua, e o público pode ver e acompanhar a criação de novas intervenções artísticas em Lisboa, considerada uma cidade de referência internacional no contexto da arte urbana.
De encontros e de reencontros - dos lugares, das artes, dos artistas e das pessoas - construímos o Muro LX_2023, uma malha que se expande e abraça Lisboa, sempre com a arte urbana ao centro.
O MURO | Festival de Arte Urbana Lx_2023 é um acontecimento que se reveste de grande relevância, na medida em que reflete e materializa - através de um evento, circunscrito no espaço e no tempo - a política e a linha de orientação programática que o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa preconiza para o graffiti e a arte urbana. É um Festival organizado pela Galeria de Arte Urbana do Departamento do Património Cultural, da Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.
Um dos grandes objetivos estratégicos é a criação de extensos e variados núcleos de obras, que conferem uma posição de referência no domínio da arte urbana produzida em Lisboa, no território alvo de intervenção do Festival. Dada a sua essência e abrangência, a concretização do MURO requer sempre grande disponibilidade territorial, sendo por isso normal que as áreas de intervenção selecionadas incluam núcleos de diferentes tipologias urbanísticas. Esta realidade assegura condições para a execução de conjuntos alargados de obras, de índole e dimensão variada - da escala monumental à dimensão próxima de um cartaz - e dá origem à criação de áreas de intervenção artística coesas, que impulsionam a renovação do espaço público e a atração de visitantes, ao mesmo tempo que afirmam Lisboa no panorama mundial da street art.
A temática assume particular relevância, tendo em conta a dinâmica do território e da cidade, sendo que o tema central do Festival deste ano será a Mobilidade. Este tema vai nos permitir, enquanto agentes de mudança, agir sobre e com o território, usando a Cultura e a Arte enquanto fatores determinantes no pensamento crítico da cidade de Lisboa, e assumindo o espaço público como cenário natural para a intervenção de Arte Urbana.
A procura do território e da temática foi ao encontro de um conjunto de atividades e projetos que fomos cruzando no território, enquanto necessidades de intervenção de arte urbana, com o estabelecimento de parcerias potenciadoras de uma ação concertada que não estava colocada em prática (Porto Lisboa; Comerciantes das Docas, Federação Portuguesa de Basquetebol, Hospital CUF, Infraestruturas de Portugal, LX Factory, GALP, Metro). Concertar estas duas dinâmicas (território vs parceiros), com a estratégia de mobilidade da cidade de Lisboa, permite-nos desenvolver uma alteração estratégica profunda na implantação do Festival MURO.
O conceito de modernidade das cidades mudou. O modelo de cidades construídas para o automóvel está a dar lugar à cidade construída para as pessoas. A mobilidade é hoje partilhada, suave e limpa. Concertar as dinâmicas território vs parceiros, com a estratégia de mobilidade da cidade de Lisboa, vai permitir que se desenvolva uma profunda alteração estratégica na implantação do Festival MURO, na sua 5ª edição, com a temática O MURO QUE NOS MOVE!
COMBOIO DAS ARTES
Em parceria com a Universidade NOVA, CP e autarquias de Cascais e Oeiras, foram viniladas três carruagens da CP na linha de Cascais, enquanto objeto artístico e de comunicação do Festival MURO, durante os meses de Setembro e Outubro.
Artistas: Malibu Ninjas | Kampus
ESTAÇÃO DO CAIS DO SODRÉ
Concerto Palestra - Válvula
Artistas: António Jorge Gonçalves | LBC Souldjah
Instalação “Landscape Specimens”, da Ephemeral Ethernal
Artista: Pedro Gramaxo
LOJA CRACK KIDS
Realização de Workshops: Pintura de Skates | Led Lettering
LX FACTORY
Desenvolvimento de projeto imobiliário para a zona da LX Factory que tem paredes passíveis de intervenção, constituindo-se como um parceiro no desenvolvimento de diversos murais, neste caso com capacidade para uma área que vai acolher 4 artistas, que vão executar intervenções em empenas e uma intervenção escultórica. No espaço do Lx Factory, vão também realizar-se workshops e visitas guiadas.
Artistas: Pariz One | Kampus | Sen | Vile | Fiumani
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCÂNTARA
Warm-Up Talk | Street Art x Graffiti - Moderado pela Gau e Dedicated com artistas do Muro 23.
Relatório SKOOLA - Apresentação do relatório de Avaliação do projeto pela Escola Superior de Educação de Lisboa. A Skoola desenvolveu um método de ensino não-formal em colaboração com a Escola Superior de Educação e de Música de Lisboa, que permite o acesso à criação musical de uma forma livre, mais autónoma e de relação direta com a comunidade, a jovens de todos os contextos sociais e com diferentes níveis de qualidade de saúde mental.
UNIVERSIDADE NOVA - IHMT
Intervenção artística numa área do topo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, no âmbito de parceria com a Universidade NOVA, vai permitir gerar uma intervenção cuja visibilidade será realizada a partir da Ponte 25 de Abril e dos aviões que aterram diariamente em Lisboa.
Artista: Jo Seixas
SKATE PARK DE PEDROUÇOS
Recuperação e intervenção artística no Skate Park de Pedrouços.
Artista: GREB
ESPAÇO MULTIUSOS DA JUNTA DE FREGUESIA DA MISERICÓRDIA
Exposição - Thunders Crew / 10 anos “Thunders Till The End”
JARDIM DOM LUÍS
Exposição Dedicated Remake - Remake de peças icónicas de alguns dos artistas que fazem parte do início da história do graffiti em Portugal.
Artistas: Cab | Rote | Mosaik | Obey | Mulog | Eko
ESTAÇÃO DE SANTOS
Silver Wars by Coruja Superbock - Concurso para crews de graffiti, cuja open-call foi lançada no dia 16 de outubro.
PASSAGEM INFERIOR ALCÂNTARA
Projeto a ser desenvolvido pela autarquia de Lisboa, em articulação com a Infraestruturas de Portugal para requalificação dos elevadores de acesso às plataformas, melhorias das rampas de acesso às plataformas e melhoria das condições de higiene e segurança. Hoje é um local identificado como de grande deterioração. Pretendemos intervir artisticamente, com intervenções de pintura mural e de intervenção de iluminação, bem como proceder à criação de uma galeria expositiva no espaço.
Artistas: Bisco Smith | Spray Lover (WEK) | Oker | Obey SKTR | Marvilab | Sepher AWK | Sofles
ESTAÇÃO DE ALCÂNTARA TERRA
O Muro lateral da estação de caminhos-de-ferro de Alcântara Terra vai ser palco de um Wall of Fame organizado pela Dedicated.
Artistas: GVS & FYA Crews Oldschool
ESPAÇO ALKANTARA
LOJA DEDICATED
Warm-Up Tour | Hip-Hop Museu - História do graffiti em Portugal. Maior coleção de latas da península ibérica, e uma das maiores da Europa. A tour irá consistir numa visita guiada ao espaço com data pré-definida na programação do festival.