Biografia
MURO LX_2021
portfólio
Por
Peter Frank, curador sénior do Riverside Art Museum e crítico de arte da
revista Angeleno.
Instantaneamente reconhecido como um dos
artistas urbanos contemporâneos mais prolíficos do Reino Unido, D*Face (Dean
Stockton) tem ocupado a linha da frente da sua prática desde a sua primeira
exposição, esgotada em 2005.
Nascido e criado em Londres, os seus
interesses de infância por graffiti, cultura californiana de skate e estética
punk foram bem alimentados desde tenra idade. Tendo-se deparado com pessoas
como Jim Phillips e Vernon Courtlandt Johnson por entre as páginas da Thrasher
Magazine, foi inicialmente inspirado a seguir um caminho de design gráfico e
ilustração, antes de adotar uma abordagem mais livre à sua arte.
Depois de aprender a imprimir os seus
próprios autocolantes, tomou o domínio público da rua como a sua tela,
misturando arte, design e graffiti, de uma forma que antecipou o aparecimento
da arte urbana tal como ela é conhecida hoje. Foi neste meio, recentemente
fundado, que D*Face rapidamente ganhou a atenção de outros, principalmente pela
natureza limpa e vívida dos seus desenhos, que se espalharam pela cidade num
ápice. Ainda hoje, D*Face continua a abordar o seu trabalho com a mesma energia
anárquica que impulsionou a sua carreira desde o início. Os seus murais podem
ser encontrados em todo o mundo e o seu estilo subversivo-pop, assim como o seu
icónico logótipo D*Dog, tornaram-se numa parte inseparável da arte urbana
britânica e da sua constante expansão.
Descrevendo
frequentemente o seu trabalho como 'aPOPcalyptic', D*Face procura, com o
seu trabalho, dar continuidade ao trabalho dos mestres do Pop americano dos
anos 80:
estabelecer uma crítica muito real e irónica do nosso mundo dominado pelo
consumidor. Ao subverter as imagens e ícones do quotidiano, o artista encoraja
o olhar do observador não apenas a "ver" mas a considerar
cuidadosamente aquilo que, de outra forma, podia ser tomado como garantido. Ao
reapropriar-se dos meios de comunicação social de décadas de consumo
materialista excessivo - publicidade, banda desenhada e romance no ecrã - e ao remodelá-los
com linhas mais limpas e com as tonalidades vibrantes da sua palete, o trabalho
de D*Face atua como um alerta necessário para a sociedade demasiado visível do
século XXI.
Em termos de colaborações artísticas e
culturais, D*Face tem trabalhado em inúmeros projetos e com personalidades como
Shepard Fairey, Banksy, Blink-182 e Triumph Motorcycles, entre outros. As suas
ligações ao mundo da música e ao mundo das motas provêm de uma paixão vitalícia
por ambos e da oportunidade de trabalhar com prestigiadas marcas britânicas,
como a Triumph Motorcycle Company, que representam realizações de grande
significado pessoal para o artista.
Do mesmo modo, muitos dos destaques da sua
carreira pessoal provêm do trabalho que produziu juntamente com muitos dos
outros gigantes da cena urbana contemporânea. Cita frequentemente os seus
primeiros encontros com Shepard Fairey, a correr pelas ruas enquanto fazia paste-ups,
e o tempo passado nos diversos esconderijos artísticos urbanos do East-End, em Londres, nos finais dos anos 90, como alguns
dos momentos artísticos mais memoráveis e formativos da sua vida.
Como cereja no topo do bolo, para além de
exposições individuais, encomendas de murais e uma série de projetos ultra secretos,
D*Face é também fundador e proprietário da sua própria galeria londrina,
StolenSpace, que tem acolhido inúmeros artistas, consagrados ou emergentes, da
cena urbana contemporânea. Sendo a primeira do seu género, a galeria representa
um marco cultural significativo dentro da história do movimento da arte urbana e
continua a a definir o seu futuro. Com tanta coisa em andamento, é difícil dizer
o que se segue para um dos artistas urbanos mais eminentes do Reino Unido.
D*Face é um dos principais artistas "newbrow" britânicos, tão
perspicaz e inteligente, se não tão subreptício como Banksy (e em parte mais
afiado e inteligente do que Damien Hirst.)"
Local:
Sinopse:
D*Face é um dos
maiores nomes da arte urbana a nível mundial, e este é o primeiro mural que
pinta em Portugal. De estilo assumidamente influenciado
pelo movimento artístico da Pop Art, eternizado por nomes como Andy Warhol ou
Roy Lichtenstein, linhas seguras, marcadas, mensagem mordaz, personagens
estranhas e disfuncionais, nesta estreia D*Face optou por retratar os olhares
de seis figuras humanas, que podemos encontrar noutros murais presentes no seu
trabalho. Este é um mural de retrospetiva do trabalho que tem criado em paredes
um pouco por todo o mundo.
Retratar num
local de congregação ou um sítio de partida ou chegada. Sentir que a parede
pode transmitir isso, o encontro de várias pessoas, com vidas diferentes umas
das outras; é interessante perceber como é que estes olhos contam uma história.
Será que aquela pessoa está triste? Estará contente? Esta parede representa um
bocado do passado, do presente e do futuro através de olhares de tristeza,
felicidade ou surpresa.
Biografia
MURO LX_2021
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